olar11
(INFOGRÁFICO) A importância da prevenção à calcificação vascular
09 jan. 2017
Deixar um comentário

As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo. Além disso, há uma taxa crescente de morbidade por DCV em grande parte dos países ocidentais, incluindo o Brasil. Embora, nos últimos anos, o País tenha desenvolvido métodos mais eficazes de prevenção às doenças do coração – entre outros progressos -, geralmente, quando os sintomas são detectados, o problema já está em fase muito avançada e o tratamento fica dificultado.  

Um tipo comum de DCV é a aterosclerose, um processo que se desenvolve ao longo de décadas e é caracterizado por formações de placas que podem entupir as artérias. Um dos principais fatores de risco para a aterosclerose é a calcificação vascular.

a-importancia-da-prevencao-a-calcificacao-vascular-infografico

 

REFERÊNCIAS

Brandenburg V. M. et al. Prevention of vasculopathy by vitamin K supplementation: can we turn fiction into fact? Atherosclerosis 2015; 240: 10–16.

Cranenburg EC, Vermeer C, Koos R, Boumans ML, Hackeng TM, Bouwman FG, Kwaijtaal M, Brandenburg VM, Ketteler M, Schurgers LJ. The Circulating Inactive Form of Matrix Gla Protein (ucMGP) as a Biomarker for Cardiovascular Calcification.J Vasc Res. 2008;45(5):427-436.

Tags: , , , ,


Posts Relacionados


Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.

';